São Bento surpreende no Independência, estraga festa da torcida e frustra sonho de acesso do América

Coelho precisava da vitória dentro de casa para voltar à Série A na próxima temporada

 

Fim do sonho. Com Independência lotado, o América recebeu o rebaixado São Bento e foi surpreendido pelo time do interior paulista. Com a derrota por 2 a 1, neste sábado, o Coelho não confirmou seu favoritismo e deixou o acesso à elite do futebol nacional escapar. O revés garantiu o Coritiba e o Atlético-GO na primeira divisão em 2020.

Após arrancada histórica, o time alviverde terminou a Série B do Campeonato Brasileiro na quinta colocação, com 61 pontos. O Atlético-GO, rival direto pela vaga, empatou em 0 a 0 com o Sport, em Goiânia, foi a 62 pontos e garantiu a quarta posição. O Coritiba, por sua vez, bateu o Vitória por 2 a 1, em Salvador, e ficou com o terceiro posto, somando 63. O São Bento finalizou a competição na 17ª posição, com 39, e disputará a terceira divisão na próxima temporada.
Mesmo com a frustração, vale ressaltar a campanha de recuperação comandada pelo técnico Felipe Conceição. Desde que o treinador assumiu a equipe alviverde, na 10ª rodada da Série B, o time reagiu na competição. Se na 14ª o clube ocupava a lanterna, entrou em campo na partida derradeira precisando apenas da vitória para voltar à elite nacional. Sob o comando de Conceição, o América conquistou 16 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas, um rendimento de 64,36%.

O jogo

A partida começou com uma bela festa da torcida americana, que lotou o Independência para empurrar o time rumo à Série A. E a primeira chance de gol foi do América, logo aos 6’, com Júnior Viçosa. Após cobrança de escanteio, o lateral-esquerdo Sávio encontrou o centroavante dentro da área do São Bento. O camisa 33 ajeitou e bateu colocado, mas o goleiro Paulo Vitor mandou para escanteio.
Minutos depois, aos 15’, o Coelho teve mais uma chance de marcar. Sávio cobrou falta pela direita e exigiu boa defesa do arqueiro. Aos 25’, mais um chute de fora da área assustou o goleiro do Azulão. Desta vez, o atacante Felipe Azevedo chutou forte, mas a bola passou por cima da meta.
Mas quem comemorou foi o São Bento. Aos 28’, o volante Fábio Bahia aproveitou bola rebatida pela defesa e encobriu o goleiro Airton para abrir o placar: 1 a 0.
No lance seguinte, o América quase empatou a partida em chute de Flávio. Aos 29’, o volante pegou rebote dentro da área e bateu à direita de Paulo Vitor. Depois, aos 31’, Felipe Azevedo avançou pela direita e chutou cruzado. Com a ponta dos dedos, o goleiro mandou para escanteio.
Antes do fim do primeiro tempo o São Bento ampliou. Aos 38’, o atacante Guilherme Romão aproveitou falha do jovem zagueiro João Cubas, que tirou a bola das mãos de Airton, e empurrou para a rede: 2 a 0.
Na volta do intervalo, o América ficou muito perto de diminuir o placar. Aos 2’, Felipe Azevedo recebeu lançamento do volante Juninho e, quase sem ângulo, finalizou na trave esquerda do Azulão.
Mas o Coelho ainda voltou para o jogo. Após cruzamento de atacante Ademir, que havia entrado no decorrer da segunda etapa, Juninho desviou de cabeça e marcou para o alviverde aos 19’: 2 a 1.
E por pouco não o América não empatou a partida aos 23’. Após cobrança de escanteio e bate-e-rebate na pequena área, a bola sobrou para João Cubas, que acabou empurrando para fora.
O América ainda pressionou o São Bento, que só se defendia, mas não conseguiu chegar ao gol de empate. Aos 47’, em rápido contra-ataque, Ademir arrancou pela direita, invadiu a área e cruzou para Matheusinho. O camisa 10 deu um carrinho, mas desviou para fora e o São Bento ficou com a vitória. Com o resultado, o Coelho não conseguiu o tão sonhado acesso à primeira divisão.