Cidades do Leste de Minas são afetadas pelas chuvas

Chuvas e deslizamentos provocaram danos em diversas cidades, confira informações atualizadas pelas Prefeituras.

As chuvas que atingiram Minas Gerais no último fim de semana causaram estragos em diversas cidades do Leste do Estado. Confira a situação de algumas delas na manhã desta segunda-feira (27)

Caratinga

A cidade amanheceu sem pontos de alagamento nesta segunda-feira. Segundo a Prefeitura, os locais que foram afetados durante as chuvas do fim de semana já foram limpos e a situação no Rio Caratinga permanece sob controle.

A cidade teve o decreto de situação de emergência reconhecido pela Defesa Civil neste domingo (26). Segundo o município, 20 pessoas estão desalojadas e permanecem abrigadas temporariamente na Fundação Cidade dos Meninos (Funcine).

Ruas de Caratinga foram limpas neste domingo (26) — Foto: Prefeitura de Caratinga/Divulgação

Ruas de Caratinga foram limpas neste domingo (26) — Foto: Prefeitura de Caratinga/Divulgação

Coronel Fabriciano

O município decretou situação de emergência após o Rio Piracicaba subir e inundar bairros da cidade e desmoronamentos ocorrerem em função das chuvas. Segundo a Prefeitura, até o momento são 206 pessoas desalojadas, três famílias desabrigadas e uma morte por afogamento.

Os bairros mais atingidos na cidade foram: Manoel Maia; Dom Helvécio; JK; Surinam; Frederico Ozanam; Judithe Bering; Centro; Santo Antônio; Morro do Carmo; Morada do Vale; São Cristóvão; Santa Terezinha Aldeia do Lago; Santa Vitória dos Cocais; São José dos Cocais; Alipinho; Caladinho; Caladão; Santa Cruz, Córrego Alto, São Domingos, Recanto Verde e Bom Jesus.

Governador Valadares

O nível do Rio Doce chegou a 3,84 m na régua do SAAE na manhã desta segunda-feira e a Prefeitura informou que 150 pessoas estão em abrigos. Bairros ribeirinhos permanecem alagados, tais como São Pedro, São Paulo, São Tarcísio, Santa Rita e Ilha dos Araújos. Segundo a Defesa Civil, a previsão é que a partir de 9h o nível do rio possa abaixar caso não volte a chover nas cabeceiras.

Neste domingo (26), a Prefeitura suspendeu a cobrança do Zona Azul na cidade para facilitar o transporte de móveis por aqueles que deixaram suas casas. Além disso, o acesso ao bairro Ilha dos Araújos foi restrito para moradores, caminhões de mudança e órgãos de segurança pública.

Bairro Ilha dos Araújos permanece alagado na manhã desta segunda-feira (27) — Foto: Elias Souto/Arquivo Pessoal

Bairro Ilha dos Araújos permanece alagado na manhã desta segunda-feira (27) — Foto: Elias Souto/Arquivo Pessoal

Ipatinga

De acordo com a Prefeitura, foi uma das cidades menos afetadas pelas chuvas no Leste de Minas. Na manhã desta segunda-feira o município informou que não há desalojados nem alagamentos.

A cidade registrou precipitação de 172 mm durante o sábado (25). Um dos pontos mais afetados foi o Centro Cultural e Esportivo 7 de Outubro, no bairro Veneza, em função do transbordamento do ribeirão Ipanema, mas foram realizados trabalhos de limpeza ao longo do domingo (26).

Timóteo

Na manhã desta segunda-feira, a Prefeitura informou que o nível do Rio Piracicaba está abaixando. Após cheia neste domingo (26), ficaram alagadas diversas casas do distrito de Cachoeira do Vale e do bairro Santa Rita, na sede urbana. De acordo com o município, 242 pessoas estão recebendo assistência com o fornecimento de cesta básica, água mineral, roupa, itens de higiene pessoal e fraldas.

A Prefeitura informou ainda que as pessoas que deixaram suas casas por alagamento estão autorizadas a retornarem para fazer a limpeza. Já aqueles que saíram devido a deslizamentos devem aguardar vistoria da Defesa Civil.

Rio Piracicaba subiu e alagou distrito de Cachoeira do Vale neste domingo (26) — Foto: Prefeitura de Timóteo

Rio Piracicaba subiu e alagou distrito de Cachoeira do Vale neste domingo (26) — Foto: Prefeitura de Timóteo