Faixas contra a Federação Mineira de Futebol na torcida do Cruzeiro — Foto: Gabriel DuarteFaixas contra a Federação Mineira de Futebol na torcida do Cruzeiro — Foto: Gabriel Duarte

 Mesmo com o sentimento de consternação no estádio pela tragédia de Brumadinho, o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG começou com a rivalidade literalmente estampada na torcida. Tão logo a bola rolou, alguns torcedores cruzeirense levantaram faixas com a inscrição “#FM Frangas”, em referência à Federação Mineira de Futebol (FMF), usando um termo pejorativo para dizer que a entidade torce pelo clube rival.

A ação durou cerca de dois minutos, e logo as faixas deixaram de ser exibidas. Procurado pela reportagem, a direção do Cruzeiro informou que nada tem a ver a ação dos torcedores e que não iria comentar o assunto. A assessoria da FMF e do Atlético-MG também foram procuradas, mas não se manifestaram a respeito até o momento.

Clássico de divergências

Durante a semana, os dois clubes estiveram em lados opostos na discussão sobre os preparativos para o clássico de domingo. Depois de sinalizarem a possibilidade de voltarem a ter torcidas dividas, o assunto caiu por terra após novas divergências entre as diretorias.

Um dia depois do encontro, Itair Machado, vice-presidente do Cruzeiro, anunciou que o clube estava rompendo relações com a Federação. Além de criticar dirigentes atleticanos, Itair disse que FMF costuma sempre atender as soilicitações do rival e ainda disse ter ocorrido irregularidades na eleção de Adriano Aro, novo presidente da entidade.

Aro rebateu, negando as acusações e afirmando que a atitude de Itair vinha com o intuito de pressionar a Federação antes do clássico. O Atlético-MG informou que não iria comentar as declarações do vice cruzeirense.

No sábado, nova divergência. Em virtude dos acontecimentos em Brumadinho, que teve região da município atingida por rompimento de barragem, o Atlético-MG solicitou o adiamento do jogo deste domingo. Itair disse que o Cruzeiro não havia sido consultado sobre o assunto e aproveitou para criticar novamente a Federação, dizendo que “quem manda” na instituição é o Atético-MG. A FMF acabou confirmando o jogo para este domingo.

pp21

# Compartilhe...FacebookTwitterGoogle+LinkedInPinterestEmail